top of page

Blogs

Cidananda e Banda Gaura Das são destaque no Mergulho na Música

Foto do escritor: Muda MundoMuda Mundo

Coluna de música da Muda Mundo traz Cidananda, Difaria, Jubaganja e Gustavo Gomes, com entrevista sobre o cotidiano musical e a apresentação de instrumentos indianos;



Claudio de Luca nasceu em Lecce, uma comuna italiana da região da Puglia, principal cidade da península salentina, com cerca de cem mil habitantes. Quando emancipado, resolveu se mudar ainda muito jovem para a Índia, onde viveu uma forte experiência religiosa como monge e recebeu seu novo nome, Cidananda (pronuncia-se “tchidananda”).


Após sua experiência como monge, conheceu alguém por quem viria a se apaixonar, chegando no ano de 2002 ao Brasil. Com 57 anos de idade e cerca de 45 anos de carreira musical, Claudio de Luca, o Cidananda, é um músico multi-instrumentista que domina ukulele, violão, guitarra, além de instrumentos de sopro como flautas doce e transversal, pífano e matofone.


Querendo alçar novos vôos, em 2017 Cidananda criou a banda Gaura Das, nome de origem hindu que remete a uma oração de proteção, que reúne a experiência de profissionais competentes e conhecidos da cena artística de Campina Grande, como o diretor audiovisual e guitarrista Lucas Difaria, o músico Gustavo de Lima, o beatmaker e fotógrafo Luiz Eduardo Farias (Jubaganja).


Encontramos Cidananda e a Banda Gaura Das para um bate papo rápido pra entender quais as referências e como este projeto vem somar na vida do protagonista do grupo, Cidananda.


Muda Mundo: Como iniciou sua carreia musical?


Cidananda: comecei no meu primeiro instrumento, o violão, aos 8 anos de idade, passando a me apresentar com outros parentes durante festas familiares, ainda na Itália. Estou agora com cerca de 45 anos de carreira na música, e desde que cheguei em Campina Grande, há mais de dez anos, me apresento como músico de rua e de forma itinerante.


Muda Mundo: Além da banda Gaura Das, você tem outros projetos que atua de forma profissionalmente?


Cidananda: Já participei da banda Dimêtrio, que produziu um álbum com o conceituado G&A Studio e direção musical de Giordano Frag, e também toco na banda Unidade Zion. Em ambos os projetos eu toquei como percussionista e instrumentista de sopro. E aí veio o Gaura Das, grupo de muita experiência que conta com Difaria, Jubaganja e Gustavo Gomes de Lima.


Muda Mundo: O que vocês planejam para o ano que vem?


Cidananda: Esperamos que o ano de 2020 seja um ano de muitos shows e que a banda possa excursionar levando alegria e irreverência por onde for. Eu tenho uma kombi e ano que vem pretendo reunir toda a turma para viajar e tocar, apresentando nosso instrumentos e a sonoridade única que conseguimos.


Muda Mundo: Você falou agora sobre sonoridade, além dela, o que diferencias a banda Gaura Das das outras bandas que você já toca como o Dimêtrio e a Unidade Zion?


Cidananda: A diferença está na construção das possibilidades sonoras. A música é uma onda, o som se propaga como uma onda, e assim como uma onda, esse grupo se formou. É como o resultado da maré enchendo e enchendo, preparando novas possibilidades e transformando tudo nesse belíssimo grupo. A diferença está em como trazemos e misturamos sonoridades nordestinas com instrumentos indianos, ainda na base da experimentação, mas o melhor de tudo é que a Unidade Zion e o Dimetro são bandas em que o trabalho da composição autoral é mais metódico, enquanto que no Gaura Das podemos dar protagonismo a improvisação, a criação de novas melodias e construção de harmonias a partir do feeling que se cria na sinergia da apresentação.


Muda Mundo: E quanto aos seus colegas de banda, vocês são amigos há muito tempo? Quem toca o quê?


Cidananda: Eu sou muito grato aos meu novos amigos e grato por tudo que eles estão fazendo por mim. Esta expressão, Gaura Das, é uma oração hindu de força e sabedoria e é sempre essa mesma força e sabedoria que me cercam. Por isso escolhi esse nome. A banda surgiu e deu seus primeiros passos no ano de 2017, por intermédio de uma aluna minha de Yoga que me apresentou Gustavo Gomes e Luiz Jubaganja. Inicialmente começamos os projeto só nós 3. Mais recentemente, quem se juntou a nosso grupo foi um músico bastante experiente que é Lucas Difaria. Lucas já tocou com pessoas como Toninho Borbo, Sócrates Gonçalves, Adília Uchôa e soma ao projeto com muita expertise em instrumentos de corda e também na percussão e bateria. Eu e Luiz dividimos os instrumentos de sopro e Gustavo preenche os graves, seja com violão de 7 cordas ou com contra-baixo.


Muda Mundo: Cidananda, foi um prazer trocar essa energia e conversar sobre música com você! Esperamos a Gaura Das consiga pegar a estrada.


Cidananda: Eu que agradeço a oportunidade de apresentar minha vida e meu projeto pra vocês e peço aos deuses a proteção para possamos todos seguir nosso caminho com luz e sabedoria. Um abraço do Cida para cada um de vocês. Namastê.



Entrevista conduzida por Ana Beatriz

Redação da Muda Mundo

Comments


ENTRAR EM CONTATO

CATEGORIAS DO SITE

Tv. 5 de Agosto, nº 54, Centro

Campina Grande - PB

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

PRECISA FALAR COM A GENTE

(83) 99909-4623

FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

LOGOTIPO FINAL PNG fundo transparente.pn

Desenvolvido por Difaria Engenharia e

Tecnologia da Informação

bottom of page